Sopa de Abóbora e Couve-flor
00:33Uma receita de Sopa de Abóbora e Couve-flor, super saudável e saborosa que o teu bebé vai adorar. Fazeres a comida para o teu bebé é fácil, rápido e super barato.
A Primeira Sopa
Aos 6 meses, por norma, é a altura dos nosso bebés passarem a comer algo mais do que apenas leite. No meu caso, como só amamentei o Mateus até aos 2 meses e depois ele bebia exclusivamente leite de lata, tivemos que começar esta etapa mais cedo.
Por volta dos 4 meses, notamos que ele já não ficava satisfeito só com o biberão, então decidi pesquisar e falar com a pediatra dele. Ela aconselhou a começarmos a dar sopa ao almoço e duas semanas depois, começarmos a dar fruta.
Posso dizer que foi uma verdadeira maratona! Fazia a "receita base" batata, cenoura ou abóbora e um legume como a alface. Posso dizer que durante dois meses foi um verdadeiro festival para que ele comesse a sopa, tal como a fruta. 1 mês depois de ter começado a sopa, e como ele não comia, decidimos dar-lhe papa. A 1ª semana estranhou, depois começou a adorar!
Decidi pesquisar e experimentar outras coisas para que ele comesse a sopa, e o segredo foi colocar batata-doce! A partir do dia que coloquei batata doce ele começou a adorar a sopa! Tanto stress e ele só queria batata-doce!😅
Hoje em dia, ele come bem a sopa, com ou sem batata doce.
Quando começares a dar a sopa ao teu bebé, aconselho a colocares batata-doce ou abóbora, porque como tem um sabor mais adocicado, é mais fácil para os bebés se habituarem. Lembra-te que há bebés que comem bem a sopa e não estranham os sabores ou a colher, e há outros, que tal como o meu bebé não se habituam facilmente.
É provável que as primeiras vezes que o bebé coma a sopa, ele só coma uma ou duas colheres. Um truque que aprendi foi a não lhe dar a sopa quando ele tinha fome. Imagina se ele tinha de comer ao meio dia, eu dava-lhe a sopa por volta das onze e meia, assim caso ele não comesse a sopa ao 12 dia dava-lhe o biberão. Assim ele não associava que se não comesse a sopa podia beber o biberão.
Este é um processo de aprendizagem, e é tudo completamente novo e por isso, é provável que eles chorem e estranhem.
Diversificação Alimentar
É importante os bebés irem diversificando e experimentando sabores novos ao longo do primeiro ano de vida. Cada vez que dou um alimento novo ao Mateus, espero 3 dias até lhe dar algo novo, assim se ele tiver alergia a algum alimento, consigo identificar o que é.Aqui em casa tudo o que é para o Mateus comer é quase tudo confeccionado em casa, excepto o Leite de Lata e o iogurte. Os alimentos que compro, tento que sejam o mais biológicos possível, para que ele tenha uma boa saúde e para preservar a natureza. Tal como disse no inicio, ao prepararmos a comida do nosso bebé estamos a poupar dinheiro, é algo fácil, não tem corantes nem conservantes e também sabemos sempre o que ele está a comer.
Receita de Sopa de Couve-Flor e Abóbora
Esta sopa é rica em vitamina A e C, ácido fólico melhora a saúde do coração, aumenta o sistema imunitário, é rica em fibra e muito mais. Podes dar ao teu bebé logo a partir dos 6 meses.
Fica aqui a receita para que a possas fazer, guardar, imprimir e partilhar.☺